Liturgia Diária

Liturgia Diária | 06/06/2024 | Quinta-Feira da 9ª semana do Tempo Comum

Compartilhe com seus amigos

Memória facultativa de São Norberto, Bispo (†1134).Fundou a Ordem dos Cônegos Regulares Premonstratenses e tornou-se depois Arcebispo de Magdeburgo, Alemanha. Lutou pela reforma gregoriana e pela restauração da dignidade sacerdotal.

Liturgia Diária

Primeira leitura: 2Tm 2,8-15

Caríssimo, 8lembra-te de Jesus Cristo, da descendência de Davi, ressuscitado dentre os mortos, segundo o meu evangelho. 9Por ele eu estou sofrendo até às algemas, como se eu fosse um malfeitor; mas a palavra de Deus não está algemada. 10Por isso suporto qualquer coisa pelos eleitos, para que eles também alcancem a salvação, que está em Cristo Jesus, com a glória eterna. 11Merece fé esta palavra: se com ele morremos, com ele viveremos. 12Se com ele ficamos firmes, com ele reinaremos. Se nós o negamos, também ele nos negará. 13Se lhe somos infiéis, ele permanece fiel, pois não pode negar-se a si mesmo. 14Lembra-lhes tais coisas e conjura-os por Deus a evitarem discussões vãs, que de nada servem a não ser para a perdição dos ouvintes. 15Empenha-te em apresentar-te diante de Deus como homem digno de aprovação, como operário que não tem de que se envergonhar, mas expõe corretamente a palavra da verdade.

Salmo: Sl 24(25),4bc-5ab.8-9.10 e 14 (R. 4b)

R. Mostrai-me, ó Senhor, vossos caminhos!

4bMostrai-me, ó Senhor, vossos caminhos, *ce fazei-me conhecer a vossa estrada! 5aVossa verdade me oriente e me conduza, *bporque sois o Deus da minha salvação R.

8O Senhor é piedade e retidão, *e reconduz ao bom caminho os pecadores. 9Ele dirige os humildes na justiça, *e aos pobres ele ensina o seu caminho. R.

10Verdade e amor são os caminhos do Senhor *para quem guarda sua Aliança e seus preceitos. 14O Senhor se torna íntimo aos que o temem *e lhes dá a conhecer sua Aliança. R.

Evangelho: Mc 12,28b-34

Naquele tempo, 28um mestre da Lei, aproximou-se de Jesus e perguntou-lhe: “Qual é o primeiro de todos os mandamentos?” 29Jesus respondeu: “O primeiro é este: Ouve, ó Israel! O Senhor nosso Deus é o único Senhor. 30Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e com toda a tua força! 31O segundo mandamento é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo! Não existe outro mandamento maior do que estes”. 32O mestre da Lei disse a Jesus: “Muito bem, Mestre! Na verdade, é como disseste: Ele é o único Deus e não existe outro além dele. 33Amá-lo de todo o coração, de toda a mente, e com toda a força, e amar o próximo como a si mesmo é melhor do que todos os holocaustos e sacrifícios”. 34Jesus viu que ele tinha respondido com inteligência, e disse: “Tu não estás longe do Reino de Deus”. E ninguém mais tinha coragem de fazer perguntas a Jesus.

Santos em destaque

São Marcelino Champagnat, presbítero (†1840). Sacerdote francês, fundador do Instituto dos Irmãos Maristas, para a educação espiritual e cultural da juventude.

São Rafael Guizar Valencia, Bispo (†1938). Exerceu clandestinamente seu ministério episcopal em Veracruz. Incentivou as missões e propagou a devoção ao Sagrado Coração de Jesus. Morreu exiliado na Cidade do México.

Beato Lourenço de Másculis de Villamagna, presbítero (†1535). Sacerdote franciscano falecido em Ortona, Itália. Com sua pregação atraiu multidões, produzindo inúmeras conversões.

Beato Guilherme Greenwood, mártir (†1537). Monge cartuxo encarcerado no reinado de Henrique VIII da Inglaterra. Morreu vítima da fome e das doenças contraídas na prisão.

Beato Inocêncio Guz, presbítero e mártir (†1940). Sacerdote polonês morto no campo de concentração de Sachsenhausen, Alemanha.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online

Padre Paulo Ricardo – Homilia Diária
Compartilhe com seus amigos
Católico Online

Católico Online

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *